Distúrbios da coagulação

Distúrbios da coagulação são condições em que não há formação do coagulo sanguíneo de forma eficiente. Geralmente ocorrem quando o organismo não produz quantidades suficientes de fatores da coagulação, que são proteínas que atuam para formar o coágulo sanguíneo para estancar um sangramento, portanto, se não há produção desses fatores da coagulação, o paciente poderá ter hemorragia.


Os sangramentos podem ser hematomas intramusculares, sangramentos articulares, manchas roxas na pele, sangramentos em nariz ou gengiva. A intensidade do sangramento varia conforme a quantidade de fator produzido pelo indivíduo. Em quantidades muito baixas, como nos hemofílicos graves por exemplo, esses podem ocorrer espontaneamente, mesmo sem a ocorrência de trauma.


Os distúrbios de coagulação podem ser hereditários, sendo a hemofilia a doença mais comum desse grupo ou resultantes de outra doença não hematológica, como alteração da função do fígado, que é o responsável pela produção dos fatores de coagulação e deficiência de vitamina K, que atua na produção de alguns fatores.


Em caso de sangramentos anormais, é importante agendar uma consulta com um hematologista, pois ele é o profissional hábil para diagnosticar e tratar doenças sanguíneas.