Doenças das plaquetas

As plaquetas são fragmentos celulares responsáveis pela primeira parte da coagulação sanguínea e cicatrização de feridas.

E para conhecer as doenças plaquetárias, é necessário dividir o tema em plaquetas altas, também chamadas de plaquetose e plaquetas baixas, que também podem ser chamadas de plaquetopenia.

• Plaquetas altas ou plaquetose:

O aumento do número de plaquetas, na maioria das vezes não está relacionado a uma doença hematológica, pois várias condições podem fazer com que a contagem de plaquetas no sangue aumente. Dentre elas, podemos citar infecções, anemia por deficiência de ferro, exercícios intensos e estresse.

A doença hematológica mais famosa, diretamente associada ao aumento de plaquetas, é a Trombocitemia Essencial, uma alteração na medula óssea que causa produção aumentada das plaquetas.

Na maioria dos casos o paciente não tem sintomas e essa alteração é descoberta em um hemograma de rotina.

• Plaquetas baixas ou plaquetopenia:

Já na diminuição das plaquetas, ocorre uma falha na coagulação. Então, a principal queixa está relacionada a sangramentos, principalmente cutâneos, como manchas roxas na pele e sangramentos pelo nariz ou gengiva.

A intensidade do sangramento vai variar conforme a causa e o valor da contagem de plaquetas no sangue. As causas são diversas e muitas vezes estão relacionadas a doenças não hematológicas, como a dengue.

Caso a contagem de plaquetas esteja alterada no hemograma, é importante procurar um hematologista de confiança para averiguar as causas da alteração.