Leucemia

Leucemia é um câncer de células sanguíneas originado na medula óssea, que é o local onde o sangue do nosso corpo é fabricado. Quando ocorro a leucemia, as células doentes se multiplicam exageradamente, tomando o local de células saudáveis na medula óssea.

A leucemia pode ser dividida em aguda e crônica.

As leucemias agudas são originadas de células imaturas da medula óssea, ou seja, células bem jovens, que ainda não se diferenciaram em uma célula sanguínea madura. Nesses casos o paciente apresenta anemia, plaqueta baixa e a contagem de leucócitos pode estar aumentada ou reduzida. A célula que caracteriza a doença é chamada de blasto (célula jovem).

As leucemias agudas tem caráter agressivo, portanto o tratamento tem que ser tão agressivo quanto, muitas vezes necessitando de transplante de medula óssea.

Os sintomas da leucemia são comuns a várias situações, por isso a maior suspeita se dá pelo hemograma. Mas, os acometidos pela doença podem sentir:

• Cansaço | Fadiga

• Sonolência | Indisposição

• Palidez

• Batimento cardíaco acelerado

• Febre

• Sangramentos

São sintomas comuns a várias situações, por isso a maior suspeita se dá pelo hemograma.

As leucemias crônicas são originadas de células mais maduras da medula óssea, por isso, elas não tem caráter tão agressivo, e muitas vezes são descobertas em exames de sangue de rotina em pacientes assintomáticos, quando evidenciado leucócitos muito aumentados no hemograma.

Infelizmente ainda não há cura para esse tipo de leucemia, mas hoje já existem tratamentos eficazes para o controle da doença e uma boa expectativa de vida.

Manter os exames de sangue em dia, são importantes não só para diagnóstico de doenças leves, mas também das mais complexas, como a leucemia